Starfield ultrapassa pico de jogadores de Skyrim, mas continua atrás de Fallout 4
Como previsto, o lançamento do épico RPG de ficção científica da Bethesda, Starfield, causou um aumento significativo no número de jogadores no Steam durante seu primeiro fim de semana após o lançamento completo em 6 de setembro. De acordo com o SteamDB, registrou mais de 330.000 jogadores simultâneos, superando até mesmo Skyrim. , que atingiu pouco mais de 287 mil jogadores simultâneos em seu lançamento em 2011. No entanto, ainda fica aquém do melhor jogo da Bethesda, Fallout 4, que contava com quase 473.000 jogadores simultâneos em 2015.
Esta contagem de jogadores é certamente impressionante, mas vem com um contexto importante. Em primeiro lugar, é apenas uma parte da base total de jogadores, pois não contabiliza aqueles que jogam na edição Microsoft Store ou nos consoles Xbox Series X/S. O chefe do Xbox, Phil Spencer, mencionou na semana passada que Starfield ultrapassou um milhão de usuários simultâneos em todas as plataformas, abrangendo compradores de jogos e assinantes do Game Pass que decidiram experimentá-lo. É importante notar que o Game Pass não existia quando Skyrim e Fallout 4 foram lançados pela primeira vez.
Além disso, ao avaliar esses números, é interessante considerar o crescimento geral da base de usuários do Steam. Em 2011, quando Skyrim estabeleceu seu recorde de jogadores simultâneos, havia cerca de 40 milhões de contas de usuários do Steam. Hoje, o Steam possui quase tantos usuários simultâneos quanto o total de contas naquela época. Além disso, o número de jogos disponíveis no Steam aumentou significativamente, passando de cerca de 1.800 títulos em 2011 para bem mais de 150.000 hoje.
Adicionando mais complexidade à situação (porque, convenhamos, os números podem ser bastante desconcertantes – basta perguntar ao meu professor de matemática do ensino médio, a quem consegui decepcionar), a Bethesda apelidou oficialmente Starfield de “o lançamento de jogo mais extenso da história da Bethesda” em 7 de setembro. Esta declaração veio apenas um dia após o lançamento completo e parece considerar o cenário de jogos mais amplo de hoje, com uma gama mais extensa de sistemas de jogos e uma base de jogadores diversificada. Além disso, a disponibilidade de Starfield no Game Pass provavelmente contribuiu para esta afirmação.
As of this morning, #Starfield has already surpassed 6 million players, making it the biggest Bethesda game launch of all time. pic.twitter.com/4yZa1lAYjW
— Starfield (@StarfieldGame) September 7, 2023
Agora, vamos explorar como a maior contagem de jogadores simultâneos de Starfield se compara à impressionante história de outros títulos importantes da Bethesda no Steam:
– Fallout 76 (2018) – 32.982
– Fallout 4 (2015) – 472.962
– The Elder Scrolls Online (2014) – 49.234
– Skyrim (2011) – 287.411
– Edição Jogo do Ano Fallout 3 (2009) – 10.401
– Esquecimento (2006) – 6.390
– Morrowind (2002) – 1.396
Aqui está outra comparação digna de nota: quando comparado com a potência do RPG de 2023, Baldur’s Gate 3, o pico de contagem de jogadores simultâneos de Starfield fica para trás. Baldur’s Gate 3 alcançou mais de 875.000 jogadores simultâneos no Steam e atualmente mantém mais de 337.000 jogadores ativos, ainda mais de um mês após seu lançamento.
No entanto, é crucial considerar o contexto: Baldur’s Gate 3 estava disponível exclusivamente no Steam quando foi lançado (até a versão para PlayStation 5 ser disponibilizada em 6 de setembro). Portanto, é quase esperado que a contagem de jogadores simultâneos do Steam seja maior. Ao contrário de Starfield, não havia uma opção de “outra plataforma” para Baldur’s Gate 3; se os jogadores quisessem experimentar, teriam que fazê-lo no Steam.
Embora o pico atual de contagem de jogadores de Starfield não o coloque entre os cinco maiores recordes de todos os tempos do Steam – que incluem PUBG, CS:GO, Lost Ark, Dota 2 e Cyberpunk 2077, todos com pico de jogadores simultâneos ultrapassando um milhão – é importante reconhecer que esses jogos, assim como Baldur’s Gate 3, eram exclusivos do Steam durante seus picos de número. Esse fator de exclusividade significa que a base de jogadores não foi dividida entre diversas lojas, plataformas e serviços como o Game Pass.